Foi divulgada nesta quarta-feira a pesquisa Ibope com as intenções de voto dos brasileiros à presidência nas eleições de outubro. O candidato Jair Bolsonaro (PSL) lidera a corrida presidencial, com 22% das intenções de voto. Este é o primeiro levantamento após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
As propostas dos candidatos ao governo do RS para gerar empregos
Em segundo lugar há um empate técnico triplo entre Marina Silva (Rede), com 12%, Ciro Gomes (PDT), também com 12%, e Geraldo Alckmin (PSDB) com 9%. Fernando Haddad (PT), provável substituto de Lula, está com 6%, tecnicamente empatado com Alckmin.
Em seguida, empatados com 3% aparecem Alvaro Dias (Podemos) e João Amoêdo (Novo). Henrique Meirelles (MDB) tem 2%. Já os candidatos Guilherme Boulos (PSOL), Vera (PSTU) e João Goulart Filho (PPL) têm 1% cada.
Cabo Daciolo (Patriota) e Eymael (DC) não pontuaram na pesquisa. Brancos e nulos somam 21%. Outros 7% não souberam ou preferiram não responder.
Em simulação de um eventual segundo turno, Bolsonaro seria derrotado por Ciro (44% a 33%), Alckmin (41% a 32%) e Marina (43% a 33%).
Teria empate técnico com Haddad (36% contra 37% do candidato do PSL).
Ibope divulga nota sobre pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial
O Ibope também mediu a taxa de rejeição dos candidatos. Bolsonaro foi líder, com 44%, seguido por Marina (26%), Haddad (23%), Alckmin (22%), Ciro (20%), Meirelles (14%), Cabo Daciolo (14%), Eymael (14%), Alvaro Dias (13%), Boulos (13%), Vera (13%), Amoêdo (12%) e Goulart Filho (11%).
A pesquisa ouviu 2.000 eleitores entre os dias 1 a 3 de setembro e foi contratada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%. Ela foi registrada sob o número 050003/2018.